top of page
BASE FUNDO_edited.jpg
VF_BANNER copiar.jpg

No passado 9 de abril, realizou-se na CATÓLICA-LISBON, o evento SDG Meetings: Futuro em Ação, que chegou a mais de 200 inscritos de Grandes, Médias e Pequenas Empresas, bem como representantes do setor público e de outras entidades públicas e privadas. 

Na abertura, Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, falou sobre a urgência das agendas ambiental e social, da importância da sustentabilidade para a competitividade das empresas e da necessidade de pragmatismo para implementar as ações necessárias para o avanço da Agenda do Desenvolvimento Sustentável. 

De seguida, Filipa Pires de Almeida, Deputy Director do Center for Responsible Business and Leadership, apresentou as ações do Observatório dos ODS nas empresas portuguesas no âmbito do Ano 2 do projeto:

1) lançamento do Relatório do Ano 2, em outubro do ano passado;

2) lançamento do relatório em inglês;

3) análises individualizadas;

4) vídeos do Minuto 2030;

5) abertura do projeto a investidores internacionais;

6) replicação do projeto;

7) newsletters mensais; e

8) programa formativo Beyond ESG: Shaping the future of Business.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionalmente, explicou a evolução da fase de recolha de dados (em andamento) e revelou os três estudos que serão incorporados no relatório do Ano 3, sendo estes:  

  • Balancing Profit and Purpose: The Strategic Integration of the Sustainable Development Goals for Corporate Success; que foi publicado no mesmo dia do evento e pode ser consultado AQUI 

  • Governance: Alinhamento estratégico com a Sustentabilidade; (a ser publicado nas próximas duas semanas)

  • Relatórios de Sustentabilidade: Incorporação e comunicação estratégica dos ODS. 

Após as apresentações, realizaram-se três workshops, com cerca de quarenta participantes cada, onde se trataram diferentes temas, seguidos de exercícios práticos sobre: o Business Case dos ODS, o processo de Governance e a ligação com a Sustentabilidade e a Dupla Materialidade, dos ESG aos ODS.  

O evento teve como último momento uma mesa redonda em que o tema “Accelerating the Goals: Tech for SDG Achievement” foi moderado por Margarida Anselmo, Partner da MAZE - Decoding Impact.

Esta mesa redonda contou com a participação de David Veloso, Diretor de Sustentabilidade da Luz Saúde, Rui Solheiro, Innovation & Business Development Manager da MEXT – Mota-Engil, Bruno Abreu, co-founder & CEO da SCUBIC e Filipe Machado, Chief Engineering, Marketing and R&D Officer da Boome

Nuno Moreira da Cruz, Executive Director do Center for Responsible Business and Leadership, fez o encerramento do evento, momento em que relembrou aos participantes o avanço que o tema da Sustentabilidade está a atingir no contexto empresarial e a importância fundamental da “implementação”. 

Em tudo o que se propõem a fazer, o Observatório visa criar uma comunidade de empresas e de investigação com o objetivo de promover o Desenvolvimento Sustentável e fomentar o conhecimento sobre estes temas.

Agradecemos a todos que estiveram connosco neste evento e esperamos encontrar-vos em breve no lançamento do Relatório do Ano 3 em novembro de 2024! 

Aproveitamos para partilhar o vídeo de resumo do evento, bem como as apresentações do mesmo.

ODS_0334.jpg
ODS_0239.jpg
ODS_0237.jpg
Captura de ecrã 2024-04-16, às 16.36.04.png

You can access all workshop materials and the auditorium presentation here

01010101.VF_VF_FUTURO EM ACTION_SDG_Meetings_ProgramaGeral copy.jpg
Imagem3.jpg
Imagem2.png

The document "Balancing Profit and Purpose: The Strategic Integration of the Sustainable Development Goald for Corporate Success" was launched on the day of the event. Access the document here.

3 copiar.jpg

The main points of the study:

 

  1. SDG: 380 million job opportunities and 12 trillion dollars annually in business opportunities by 2030

  2. Revenues from sustainable products registered 6X growth compared to global revenues.

  3. Brands that strategically incorporate sustainability into their goals and product offerings experienced a 30% faster growth rate

The 4 Business Cases of the SDGs

  1. COST REDUCTION

  2. PRICE INCREASE

  3. INCREASE IN MARKET SHARE

  4. NEW BUSINESS MODEL

bottom of page