top of page
Parallel Lines

Publicações

Ao longo de todo o projeto, para além do relatório anual, a equipa do Observatório tem lançado anualmente outras publicações com diferentes temas de interesse que podem ser encontrados nesta página.

Captura de ecrã 2024-05-07, às 17.31.05.png

2023

Como estão as PMEs portuguesas a incorporar a sustentabilidade nas suas estrategias e operações?

O presente documento tem como objetivo apresentar, de uma forma simplificada, os dados referentes à implementação dos ODS e sustentabilidade nas PMEs (Pequenas e Médias Empresas) portuguesas. Os dados apresentados são uma compilação dos resultados presentes no Relatório do Ano 1 do Observatório dos ODS nas empresas portuguesas.

Aceda aqui ao documento

2024

Balancing Profit and Purpose: The Strategic Integration of the Sustainable Development Goald for Corporate Success

Esta Research Note demonstra exemplos reais de formas e modos de atuar de pequenas, médias e grandes empresas, portuguesas e além fronteiras que, mediante a integração estratégica de cada um dos ODS viram a sustentabilidade económica dos seus negócios vingar num dos quatro business cases dos ODS: Redução De Custos; Aumento De Preços; Aumento Da Quota De Mercado; e Novo Modelo De Negócio.

Aceda aqui ao documento

CAPA_FINAL copiar.jpg
VF_GovernancaCorporativa copiar.jpg

2024

Governança Corporativa:
Alinhamento estratégico com a sustentabilidade

Será que existe uma relação entre variáveis de Governança Corporativa e a implementação de políticas de Sustentabilidade e ODS? 

Será que empresas com melhor Governança Corporativa percecionam mais a Sustentabilidade e os ODS como uma oportunidade estratégica e/ou de negócio?

Aceda aqui ao documento

2024  (lançamento do documento em breve)

Relatórios de Sustentabilidade: Incorporação e Comunicação Estratégica dos ODS

​Os Relatórios de Sustentabilidade são um dos principais instrumentos de comunicação das empresas na divulgação das suas estratégias, iniciativas e progresso no âmbito da sustentabilidade. Atualmente, o reporte de sustentabilidade ganhou uma nova dimensão com a Corporate Sustainability Reporting Directive, a CSRD, que torna o relato de sustentabilidade uma obrigação para muitas das empresas a operar na União Europeia (UE), incluindo empresas estrangeiras que travam relações comerciais na UE. 

O Documento conta com o seguinte índice:

  1. A importância dos Relatórios de Sustentabilidade

  2. Novo contexto de reporte: CSRD
    2.1. Principais Alterações propostas pela CSRD
    2.2. ESRS: Os novos standards de reporte

  3. Por que reportar os ODS?

  4. Como incorporar os ODS nos Relatórios de Sustentabilidade: critérios e exemplos?

  5. Comportamento das empresas face ao reporte da Sustentabilidade

capa1 copiar.jpg
bottom of page